Câmara Municipal de Arapiraca inaugura nova sede na antiga Escola de Governo

por arp publicado 23/01/2019 13h44, última modificação 23/01/2019 13h44

Após 82 anos no mesmo endereço, Câmara Municipal de Arapiraca inaugura nova sede na antiga Escola de Governo

Após 82 anos, desde 1936, quando Esperidião Rodrigues, Emancipador de Arapiraca, presidiu pela primeira vez a sessão do Poder Legislativo, a sede sai em definitivo de sua origem na Avenida Rio Branco, Centro, para se instalar na antiga Escola de Governo, no bairro de Santa Edwiges, em Arapiraca.

Durante 82 anos, a sede do Poder Legislativo de Arapiraca, localizada na Avenida Rio Branco, Centro, mudou de endereço para se instalar na Rua Lúcio Roberto e depois na Paula Magalhães, ambas no Centro, para reforma, retornando após para o endereço onde tudo iniciou.

Em 2017, foi iniciada uma conversação entre a presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça, para uma troca entre o prédio sede do Legislativo e a antiga Escola de governo, no bairro de Santa Edwiges.

No mesmo ano, as negociações foram encerradas com a troca de prédios. Com isso, também foi indiciada um trabalho de adequação da nova sede do legislativo, para receber vereadores, servidores e o público em geral.

Um jardim foi feito, com um imenso painel com o nome da Câmara Municipal de Arapiraca, Casa Herbene Melo, em verde, em homenagem a ex,-vereadora, que morreu vítima de acidente automobilístico, no dia 28 de janeiro de 1996, indo a Fortaleza para Jaguaribe, no estado cearense.

Na entrada principal recebeu uma pintura em cinza e amarelo, com a extensão completa sendo colocada pedras em granito para evitar a poeira e a lama no período de inverno.

No interior, as salas receberam uma completa pintura e   adequações. O antigo auditório foi completamente mudado, recebendo mesas em mármore, com setenta cadeiras confortáveis para o público, uma sala de som com seis grandes caixas, proporcionando ao público, ouvir o que falam os vereadores, um painel com as fotos de todos os ex- presidentes.

No plenário, as mesas dos vereadores, foram posicionadas em diagonal, proporcionando aos parlamentares, uma posição onde não fiquem de costas para o público.

Os vereadores poderão contar, com uma extensa sala de reunião que dará acesso ao plenário.

"Ultimamente aqui está sendo a minha casa. Cehego aqui às oito horas da manhã e saio quase seis horas da noite.

Acompanho como se fosse a minha própria casa, porque aqui é a extensão da minha, onde passo mais tempo aqui, do que em casa”, disse ela.

Segundo a Professora Graça, desde que foi feita a troca de prédio no ano passado, que a sua maratona, tem sido uma constante, onde mesmo contando com apoio dos demais vereadores , não deixa um dia sequer de acompanhar as obras.

A presidente Professora Graça confirmou que devido a alguns ajustes e adequações nas salas, a inauguração que inicialmente estaria prevista para acontecer no próximo dia 19, às 9h00, foi adiada para o próximo dia 21, no mesmo horário previsto inicialmente.