Câmara realiza audiência pública sobre Câncer Colorretal com Dr. Hebert Toledo

por arp publicado 24/09/2015 09h57, última modificação 24/09/2015 09h57

Apesar da intensa divulgação nos meios de comunicação de Arapiraca e nas redes sociais, foi pequena a participação da população da cidade durante a audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (23), para debate, na Câmara Municipal de Arapiraca, sobre a prevenção e fatores de risco do Câncer Colorretal (cólon, reto e intestino grosso).

A apresentação foi feita pelo médico Herbeth  Toledo, que contou a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia em Alagoas, Dr. José Wenceslau Costa e ainda da representante da secretaria de Saúde de Arapiraca, Edna Veríssimo, Drª Vanessa Toledo, representando a Clínica Santa Fé e Hospital Afra Barbosa e Dr. Daniel Costa.

Durante quase duas horas, os médicos fizeram uma explanação sobre a incidência dos casos de câncer no intestino em Arapiraca, chamando a atenção para a prevenção, para uma doença que alcance o segundo lugar em mortes no Brasil. “O homem, quando chega o final do ano, troca de carro. Quando chega a uma determinada quilometragem, leva o veículo para fazer uma troca completa das peças que estão ruins, mas quase nunca faz um check up para saber como está a saúde”, adverte o médico.

Ele alertou como fatores de risco para a doença o sedentarismo, a má alimentação, o tabagismo e o álcool.

O médico Herbeth Toledo disse que um dos grandes aliados ao combate a doença, é a prevenção, onde em sua grande maioria, quando diagnosticado no início, as chances de cura chegam a 90%, o que corresponde segundo ele, à cura total da doença. De acordo com o médico, conforme o Instituto Nacional do Câncer, em 2014, cerca de 32.600 casos seriam detectados, metade homens e metade mulheres e desse total, cerca de 14 mil pessoas, morreriam em decorrência da doença.

A audiência pública, que foi proposta pelo vereador Dr. Fábio, teve a participação dos vereadores que enalteceram a iniciativa do médico, em iniciar pelo Poder Legislativo a sua maratona de explicações sobre a enfermidade.

Da Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Arapiraca: Cláudio Roberto