Resumo da Sessão do dia 24 de novembro

por arp publicado 27/11/2015 10h12, última modificação 27/11/2015 10h12

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta terça-feira (24), sua primeira sessão ordinária com os trabalhos dirigidos por Márcio Marques.

1. Foi aprovada indicação da vereadora Aurélia Fernandes, solicitando a secretaria municipal de Saúde, o retorno de funcionamento das salas de observação das unidades básicas de saúde com insumos básicos de hidratação e recuperação para tratamento da dengue e outros vírus da população  próximo da sua casa humanizando e aumentando os serviços de saúde. Aurélia Fernandes lembrou que o paciente que tem dengue, necessita de hidratação e pode até ser feito em casa após os primeiros atendimentos nas unidades básicas de saúde.

2. Foi aprovado Voto de Aplauso de autoria  de Aurélia Fernandes, comemorativo ao Dia do Doador de Sangue, nesta terça-feira, 25. Ela também enalteceu o trabalho dos funcionários do Hemoar, alertando, que o centro de Arapiraca faz mais coletas de sangue, do que o próprio Hemocentro de Maceió.

3. O vereador Rogério Nezinho, solicitou ao comandante do 3.º Batalhão de Polícia, em Arapiraca, coronel Wellington Bittencourt,  implantar um PM Box no Bosque das Arapiraca para oferecer segurança às pessoas que frequentam aquele local, principalmente as que fazem caminhadas. Ele justificou o seu pedido, afirmando que é grande o número de assaltos naquele local, onde os marginais atacam principalmente os jovens que estão com celulares.

4. Gilvânia Barros falou sobre a sua participação em Maceió, representando a Câmara Municipal de Arapiraca, do lançamento do Programa Mulher em Ação, com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros e do governador Renan Filho, além de outras autoridades. Entre os temas abordados  no encontro, segundo Gilvânia Barros, o destaque ficou para a participação da mulher na política e também o combate a todas as formas de violência contra à mulher.

5. O vereador Edvânio do Zé Baixinho alertou para os cuidados que todos devemos ter com o mosquito transmissor da dengue, lembrando que o número de casos pode aumentar mais ainda com a chegada das chuvas a partir de janeiro. Ela disse ainda, que não devemos apenas esperar  pelas ações dos poderes públicos, mas a própria sociedade também pode ajudar, limpando seus quintais, caixas de água e outros recipientes propícios para o aparecimento do mosquito transmissor da dengue. Edvanio do Zé Baixinho, também falou sobre a elaboração de um livro produzido pelo historiador Paulo Lima, sobre a história do ASA. O vereador pediu o apoio, não apenas dos colegas vereadores, mas de toda a sociedade arapiraquense, especialmente os torcedores do ASA, que terão uma história verdadeira e completa sobre a vida do time arapiraquense.

6. Também na sessão da noite desta terça-feira, teve o momento de críticas, quando a vereadora Aurélia Fernandes lamentou que parte da imprensa arapiraquense não esteja divulgando suas ações como oposição a administração da prefeita Célia Rocha. Ela disse que não faz oposição sem responsabilidade e que, se usa a tribuna da Casa para pedir algo, é em nome da população e que vai continuar atuando da mesma forma como quando chegou ao Poder Legislativo.

Da Assessoria de Comunicação social da Câmara Municipal de Arapiraca: Cláudio Roberto.