Domingos Vital da Silva

por arp publicado 03/09/2015 12h16, última modificação 03/09/2015 12h16

Oriundo da Serra da Pitombeira, distante sei quilômetros do distrito de Novo Rio, filho do agricultor Vital Amancio da Silva e Teotonia Maria da Silva, nasceu no dia 04 de agosto de 1904, era o terceiro de uma prole de 11 irmãos que cresceram trabalhando na agricultura e na pecuária.
Casou – se Ana Barbosa da Silva, aos 23 anos, em 1927, e com três filhos ( José, Isaura e Abílio ) chegou em Arapiraca em 1937 e se estabeleceu no Alto do Cruzeiro, adquirindo uma propriedade antes da Serra do Porco e como um homem dotado grande capacidade de trabalho, tempos depois se instalou com uma mercearia. Com o passar dos anos conseguiu comprar uma grande quantidade de imóveis. 
Com o fim do Estado Novo e Redemocratização do país, foram criados os partidos políticos e o cidadão Domingos Vital ingressou na política partidária, sendo um dos fundadores da UDN – União Democrática Nacional, ao lado de José Lúcio da Silva, José Lúcio de Melo, Dr. José de Sousa Guedes, Manoel Lúcio da Silva, João Ribeiro Lima, Francisco Lúcio da Silva.
Candidatou-se a vereador em 1947, e foi eleito com expressiva votação com a eleição do prefeito Luís Pereira Lima. Logo se destacou pela retidão de caráter e pelo equilíbrio nas reuniões da primeira Câmara de Vereadores, no período de 1948 a 1951. O vereador Domingos Vital continuou se elegendo representante do povo durante sete legislaturas consecutivas revelando-se um verdadeiro homem público.
Como político no município de Arapiraca Domingo Vital foi o que se pode afirmar – um vereador padrão, um exemplo de dignidade e cidadania, onde as lideranças da atualidade poderiam espelhar-se, observando a sua longa trajetória política durante vinte e sete anos ininterruptos sempre em defesa do povo.


Considerado o vereador do século, deixou para Arapiraca um legado de lições de vida ao falecer aos 96 anos, deixando como herdeiros:

José Barbosa Vital
Isaura Barbosa Vital
Abílio Barbosa Vital 
Carmelita Barbosa Vital
Amay Barbosa Vital
Lourdes Barbosa Vital 
Terezinha Barbosa Vital
Fernando Barbosa Vital
Dr. Geraldo Barbosa Vital