João Ferreira de Albuquerque

por arp publicado 19/02/2016 12h50, última modificação 19/02/2016 12h50

JOÃO FERREIRA DE ALBUQUERQUE

nascido em 1875, casou no dia 12 de junho de 1897 com dona Francisca Pereira de Albuquerque, tiveram 07 filhos: Anília Ferreira, Maria Ferreira, Domingos Ferreira, Pedro Ferreira, José Ferreira, Manoel Ferreira e Severino Pereira.
Foi eleito vice – Prefeito em 1927 ao lado do Coronel José Gomes Correia.
Com o trágico desaparecimento do Cel. José Gomes Novais de Farias, assumiu a Prefeitura o Vice-Prefeito João Ferreira de Albuquerque, considerando, também, como uma das reservas monais daquela época e um dos sustentáculos naquela fase crítica do novo município.
Membro vitalício da Guarda Nacional e parente próximo do capitão Amaro da Silva Valente, João Ferreira da Serra, como era mais conhecida mantinha o seu reduto na Serra dos Ferreiras, onde dominava como senhor das terras, um dos maiores latifúndios de então, e onde imperava como mandatário em todos os setores, pois João Ferreira, além de fazendeiro e chefe político, era juiz de paz, escrivão, delegado, enfim, resolvia toda e qualquer questão, casava e batizava na serra dos Ferreiras.
Embora residindo na Zona Rural, o Cap. João Ferreira exercia muita influência, tendo participação ativa na vida política e Sócio-econômica de Arapiraca, onde ocupou vários cargos de destaque, tendo, inclusive, assumido a direção da primeira empresa de economia mista do município, a “Companhia Melhoramentos de Arapiraca S/A”, que explorava o beneficiamento de algodão a vapor e a energia elétrica, quando a empresa estava numa fase crítica e ameaçada de falência.
João Ferreira da Serra, equilibrou os negócios da empresa, colocando-a em boa situação e, não fosse um homem íntegro, teria passado em seu nome todo o acervo da empresa, pois, para isso foi aconselhado e teve muita oportunidade. Entretanto, usando o bom senso que lhe era peculiar, convocou uma reunião, elegeu uma nova diretoria e entregou o cargo de Presidente eleito, Antonio Apolinário, que muitos anos depois, vendeu-a ao Sr. Valdomiro Correia Barbosa, que explorou o fornecimento de luz, na cidade, mudando a razão social da empresa que funcionou até ser encampada com o título “Força e Luz de Arapiraca Ltda”.
Quando, na posteridade, se observar Arapiraca através do tempo, encontrará sem dúvida o nome do ilustre Cap. João Ferreira de Albuquerque.
Foi também Vereador no ano de 1936, ocupando o Cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal.